Firefox – deu no New York Times!

Hoje finalmente saiu o tão esperado anúncio do Firefox 1.0 no jornal estadunidense New York Times. O anúncio tem duas páginas completas em preto e branco e traz os nomes de 10.000 usuários. O anúncio traz também um enorme logo do Firefox com a raposinha e o globo terrestre e alguns depoimentos de usuários satisfeitos (coisa de americano, enfim…).

O anúncio é resultado de uma campanha de doações feita pela Mozilla Foundation há dois meses, através do site SpreadFirefox.com. Foram arrecadados US$ 250.000 em 10 dias.

Veja o anúncio:
em formato PNG
em formato PDF

Não foi só no NYT que houve uma campanha pelo nosso navegador favorito. A fundação Mozilla Europe lançou uma campanha similar na Alemanha. No dia 03 de dezembro, um anúncio de página inteira foi publicado à página 21 do maior jornal alemão, o ‘Frankfurter Allgemeine Zeitung‘. O anúncio também lista todos os doadores para a campanha, total de 2.403 nomes de pessoas e empresas.

De acordo com a fundação Mozilla Europe, o objetivo inicial era divulgar o lançamento do navegador da mesma forma em todos os países da Europa. Entretanto, o preço de um anúncio de página inteira em um determinado país nem sempre pode ser pago pela comunidade local com facilidade. Por esta razão, a veiculação do anúncio foi realizada somente na Alemanha, o maior mercado em TI da Europa.

Resta-nos esperar para ver quais as consequências de tais anúncios.