Começa amanhã…

Antes de mais nada, uma explicação sobre o nome do blog. Por que “Firefox Neles”?

O Mozilla Firefox é o browser de maior compatibilidade com as especificações da W3C (World Wide Web Consortion), responsável pelo desenvolvimento de interoperabilidade de tecnologias (especificações, software e ferramentas) para organizar a Web em seu pleno potencial. A W3C é um fórum para informação, comércio, comunicação e conhecimento coletivo. É ela que define o padrão do HTML, que está evoluindo para XHTML.

Acontece que a Micro$oft, ao dominar quase que totalmente o mercado de navegação Web (o que está começando a mudar), incluindo um browser integrado ao seu sistema operacional, criou padrões próprios de organização da Web. E assim foram construídas, durante anos, páginas que só funcionam direito com a Java Machine da Microsoft, o CSS da Microsoft, o ActiveX e o JScript (o JavaScript deles).

O resultado: por desconhecimento, ou incompetência, os webmasters e webdesigners criam páginas incompatíveis com os padrões W3C. Alguns sites chegam a bloquear o acesso com outros browsers que não o IE, com esse pensamento: “O Internet Explorer é usado por aproximadamente 90% dos internautas, não permitir o acesso a apenas 10% de usuários não prejudica um site em nada.”

Ora, quem deve escolher qual navegador usar é o USUÁRIO e não o desenvolvedor de um site. Assim, a missão deste blog é a purificação: malhar e malhar mesmo os sites que não funcionam direito com o Firefox.

Amanhã vai ser detonado o primeiro site. Já adianto que é o de uma empresa de telecomunicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *