Por que boicotar o Netscape 8.x ?

Saiu na semana passada o Netscape Browser 8.0. Não é mais uma “suite”, com e-mail, composer, etc. E sim um navegador, com código baseado no Firefox. Porém o lançamento foi um macaco-prego (muito longe de ser um mico), pois a primeira versão era baseada no Firefox 1.0.3 e portanto com as falhas de segurança deste. Rapidinho saiu o Netscape 8.0.1 com os consertos feitos no FF 1.0.4.

Mas por que boicotar?

– Começando pela razão principal: ele permite que se usem duas engines html: a Gecko (a mesma do Firefox) e… a do Internet Explorer! Então tá… se a página só abre direito no navegador do mal, lá vai o usuário do Netscape trocar a engine… E assim perpetua-se o trabalho dos webmasters ignorantes/beócios/preguiçosos que fazem sites fora dos padrões.

– Ele quebra a “tradição” de um navegador multi-plataforma. Só existe para Windows, ao contrário do Firefox, que existe para Windows, Mac e Linux (sem contar as versões não-oficiais para Solaris, OS/2, etc.). Se algum dia o Netscape 8 for lançado para outras plataformas, ele vai perder o diferencial citado no item 1 e será apenas um Firefox maquiado.

– A função Netscape Weather só funciona nos EUA, porque pede um CEP (zip code) de lá.

– Olha só o que diz a política de uso de marcas da Mozilla Foundation:

Those taking full advantage of the open-source nature of Mozilla’s products and making significant functional changes may not redistribute the fruits of their labor under any Mozilla trademark. For example, it would be inappropriate for them to say “based on Mozilla Firefox”.

Nas notas de versão do Netscape 8 está escrito:

The Netscape Browser

Version 8.0 – based on Firefox

Além disso a opção Rendering Engine permite a escolha entre Internet Explorer e “Firefox”, mostrando inclusive o ícone da raposa. (foto)

Portanto, se não houve uma autorização expressa da Mozilla Foundation para que a Netscape usasse a marca Firefox, a Netscape está violando a política da Mozilla.

E a data de lançamento? 19 de maio, a mesma do novo filme da saga de Star Wars! Estaria a Netscape honrando o lado negro da Força? Vejam no blog do Cárlisson Galdino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *