4WEB: a novela

Essa história dos sites Pocket Brasil e Perfumaria, criados pela empresa 4WEB Solutions, que não abrem no Firefox, está ganhando contornos estranhíssimos.

A discussão está rolando na comunidade Firefox Brasil do Orkut, mas como existem muitos orkuticidas por aí, ou gente que simplesmente não quer saber de Orkut, vou contar aqui os detalhes. Podem sentar.

Um dos membros dessa comunidade é Renato Rodrigues, que criou uma extensão chamada Orkut Toolbar. Ele leu neste blog sobre os sites da 4WEB, viu que eles não abrem no Firefox (e ainda recomendam o uso do IE), ficou indignado e escreveu para o webmaster da 4WEB.

Nome do Usuário: Renato Rodrigues
Email: 😛
Empresa:
Telefone: 11-1234-5678
===== MENSAGEM DO USUÁRIO ===============================
Olá, será que na proxima vez que vocês fizerem um site dá pra ele ser compatível com navegadores atuais ? Se tiver precisando de alguém que saiba programar seguindo os padrões do W3C eu posso indicar pra vocês…
===== FIM DA MENSAGEM ===================================

Aqui está a resposta do Newton, o webmaster:

Assunto: RE: 4WEB Solutions – FALE CONOSCO
De: Newton C. Dantas
Para: ‘Renato Rodrigues’

Caro Renato,

Isso depende a qual site você está se referindo. Geralmente quando o cliente que desenvolvemos o site possui contrato conosco para mantê-lo sempre atualizado ele não tem problemas de compatibilidade com os navegadores atuais.

Poderia informar qual foi o site que vc teve dificuldade em navegar e qual o browser utilizado?

Atenciosamente,

Newton C. Dantas
webmaster@4web.com.br

Assim respondeu o Renato:

De: Renato R.
Assunto: Re: RE: 4WEB Solutions – FALE CONOSCO

Olá Newton,
Seguem algumas imagens que podem lhe escrever melhor o problema enfrentado por mim durante a navegação no site.
Note que na segunda imagem o user-agent do browser foi mudado, o que fez com que eu tivesse acesso total a todas as funcionalidades. Testei menus, busca, enquete e loja sem ter enfrentado nenhum tipo de problema com Javascript o que me leva a crer que o código JS de vocês não chega a ser ruim, mas ainda continuo sem entender o porquê daquele bloqueio aos outros navegadores logo na entrada.
Na verdade a única coisa que não funcionou foi quando eu selecionei uma grife no combo da esquerda e mandei filtrar por preço. Isto não me deu resultado nenhum, porém o comportamento foi exatamente o mesmo no Internet Explorer 6, o que me leva a deduzir que o problema não está no navegador.

Abraços e obrigado pela atenção.

Renato R.

Links das imagens que foram anexadas:
Imagem 1
Imagem 2

A conversa terminou por aí, porque não houve mais resposta.

Nessas duas imagens, o Renato usou de propósito o FF no Linux para não ler a resposta ridícula “recomendamos o uso do IE”. Afinal não existe IE no Linux.

Foi então que outro membro da comunidade, o Mário Felipe (que é especialista em pentelhar webmasters beócios), escreveu para o e-mail de contato da Perfumaria:

Devido a falta de profissionalismo para com seus clientes em termos de compatibilidade com outros browsers que não sejam o Internet Explorer, da microsoft, sou obrigado a usar outro site de igual serviço! e talvez uma propaganda negativa de vocês, já que não pensam em outros usuarios de navegadores, vai saber como tratam os clientes que efetuam a compra e o produto!
Espero que isso seja resolvido! já que existe maneiras de se fazer com que o site fique acessivel para todos!
sem mais, Mário!

A resposta deles:

Bom dia!

O site www.perfumaria.com.br é totalmente compatível com os navegadores Internet Explorer, NetScape, Opera e Mozilla. O controle é feito por um software interno na loja virtual que se chama BrowserHawk. O que ocorrer é que o BrowserHawk não reconhece alguns navegadores criados mais recentemente como o FireFox e nega o acesso destes ao site.

Pensando em clientes como você, estamos instalando uma nova versão em nosso site, onde não ocorrera mais esse tipo de problema, pois o sistema é compatível com todos os browsers existente no mercado e com futuras versões.
Agradeço pela sua compreensão,
Atenciosamente,

GILSON

(Essa resposta foi dada no dia 24/06. Hoje, 02/07, o site continua bloqueado. Assim como o Pocket Brasil.)

No site do BrowserHawk está escrito assim: “Ensure a flawless web experience for every site visitor”. A versão mais recente do software é a 8.0.3.

Eu acabei de testar nesse site que deu os seguintes dados:

Your browser: Firefox 1.0.4 (UNIX)
Country: BR
Flash: 7
Screen size: 1024×768
Cookies: true
DHTML: true

e tudo isso com uma bandeirinha do Brasil tremulando do lado. 🙂

Há um link, do lado da bandeira, para um teste mais completo. Vem com outros parâmetros, como Gecko Build, WAP, TimeZone, dados sobre plugins, etc. O Java e JavaScript, ativados, foram detectados corretamente. O que não foi o caso dos sites criados pela 4WEB, que avisam que o JS está desabilitado.

O que parece ter ocorrido é que a 4WEB criou os sites incluindo uma versão do BrowserHawk mas não atualizou essa versão.

Concluindo a novela no Orkut… o Renato fez alguns testes com vários navegadores diferentes e no site da Perfumaria:

No site do BrowserHawk tá escrito “…ensure a Flawless Web Experience for every site visitor”…

Blz… então eu resolvi ver se essa experiencia é tão “flawless” assim… abaixo o resultado dos testes:

DeerPark Alpha 1 (versão de testes do Firefox 1.5) – > Bloqueado
Firefox 1.04 – > Bloqueado
Mozilla Suite 1.7.7 – > Entrou e navegou OK
Netscape 8 Beta – > Bloqueado
Netscape 8 pre-Beta – > Bloqueado e nem apareceu o logotipo da Perfumaria
Netscape 7.2 – > Entrou e navegou OK
Netscape 4.8 – > Bloqueado (aviso.asp?det=2)
Opera 8.0 build 7522 – > Bloqueado (aviso.asp?det=2)
Opera 7.54u2 – > Entrou e navegou OK
K-Meleon 0.9 – > Entrou e navegou OK
Beonex Comunicator 0.8.2 – Entrou e navegou OK

e o pior…

MyBrowser 2 – > Entrou e navegou OK
(Pra quem não sabe o MyBrowser2 é um aplicativo de exemplo criado pelo Darin Fischer só pra demonstrar as capacidades do XULRunner)

é… realmente é infalível… tô vendo..

Atualização (29/03/2008): O site da Perfumaria funciona perfeitamente e o da Pocket Brasil saiu do ar. Os dois sites saíram da lista negra.

Um pensamento em “4WEB: a novela”

  1. Vocês são um bando de nerds desocupados falando de browsers que mais de 99% dos usuários da internet não conhecem e nem utilizam.

    Testando aqui o site da perfumaria.com.br abre perfeitamente tanto no IE como no Firefox que são os 2 navegadores mais utilizados. Já o site PocketBrasil nem é mais desta tal de 4WEB.

    Vocês falam muitas besteiras e nem este blog de vocês abre direito no IE. Sem contar que o Firefox também tem uma vasta lista de problemas de segurança. E no topo da página vocês colocam “Você está utilizando um navegador ruim e inseguro”. Inseguro é ficar lendo estas bobagens que vocês nerds escrevem sem pensar.

    Garotada, vamos trabalhar e parar de ficar falando mal dos outros porque vocês não tem competência nenhuma pra isto.

Os comentários estão desativados.