Site detonado de hoje: Orkut (álbuns de fotos)

Download Day 2008

24) http://www.orkut.com/AlbumList.aspx?

É isso mesmo que o título está dizendo! O site detonado de hoje é o maior fenômeno da internet brasileira.

O Orkut agora tem uma nova opção para agilizar o upload de fotos para os álbuns dos usuários, porém está restrita a quem usa o Internet Explorer.

A razão é uma tecnologia da Microsoft chamada “ActiveX”, que não é apenas incompatível com o Firefox (e com sistemas operacionais diferentes do Windows, como Linux e Mac), mas pode ser usada com propósitos maléficos.

Vejamos o que escreveram no “Blog oficial do Orkut“, naquela linguagem “stay beautiful” deles:

Carregue mais fotos com maior rapidez!
Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2008 10:21

Postado por Abhishek Surana, Engenheiro de Software

Voltou das férias? Foi a uma festa? Pulou carnaval? Com certeza você tem um monte de fotos para compartilhar com seus amigos do orkut. Bom, estamos felizes por te informar que facilitamos ainda mais o compartilhamento dessas fotos com seus amigos do orkut. Aumentamos o limite de fotos para que você possa compartilhar até 1.000 fotos e agilizamos o upload para os usuários do Internet Explorer.

Se você estiver no orkut com o Internet Explorer, clique no link “Novidade! Carregue várias fotos” em sua página de álbuns. Isto te levará a uma página de instruções para instalar o aplicativo necessário para carregar várias fotos de uma única vez.

Quando você tiver concluído a instalação, basta clicar em “adicionar fotos” e selecionar várias fotos de uma vez para carregá-las no álbum selecionado. Você pode remover as fotos seletivamente se não gostar delas, já que você pode ver as imagens em miniatura antes que sejam instaladas. Pronto? Basta clicar em “carregar fotos” para concluir a tarefa.

Agora não há necessidade de escolher um número pequeno de fotos para carregar no orkut. Basta criar um álbum e carregar todas as fotos de seu evento de uma só vez!

Entrando em um álbum, não aparece nenhum link quando se usa o Firefox.

Mas no IE, aparece o link que leva a uma página de instalação:

Há tempos eu defendo que a tecnologia ActiveX deveria ser simplesmente ELIMINADA da internet. A razão não é apenas a incompatibilidade com o Firefox ou com os sistemas operacionais não-Windows, mas a possibilidade de uso dessa tecnologia para fins maliciosos. Imagine um link que leve a uma página de upload de fotos falsa, pedindo a instalação de um arquivo ActiveX para agilizar o upload, que na verdade é o instalador de um cavalo de Tróia.

Atualização: o upload de fotos foi modificado e funciona no Firefox.

22 pensou em “Site detonado de hoje: Orkut (álbuns de fotos)

  1. Coloca detonado nisso! Isso porque o Orkut descobriu, da pior maneira diga-se de passagem, o erro de ter escolhido dotNET e as consequencias com o famoso “No donut for you” além do trabalhão que foi migrar uma “penca” de coisas para Java e fazer a comunidade voltar a funcionar.

    E agora me vem com ActiveX pra enviar foto? hehe
    Não é atoa que MySpace e Facebook crescem tanto! 🙂

  2. gente ..
    eu instalei isso ai ..
    só que não tá entrando mais no meu álbum –‘ !
    como eu faço pra desinstalar ?
    por favoooooor ,
    tem que aver um jeitoo

    agradeço desde já !

  3. acanteceu o mesmo comigo… instalei e agora não consigo entrar no meu album… to tentando tirar isso.. ma não acho no pc…
    o q faço?????????

  4. SE ALGUEM TIVER UMA RESPOSTA PRA ME DAR COM URGENCIA INTALEI ESSE PROGRAMA E NAO CONSIGO VER MAIS AS FOTOS DO MEU ALBUM E NAO CONSIGO MAIS CRIAR ALBUM SEI QUE VARIAS PESSOAS ESTAO COM O MESMO PROBLEMA ALGUEM SE ABILITA EM DAR UMA LUZ
    OBRIGADO

    TONY COSTA

  5. No meu caso consegui instalar mas as fotos que baixo sempre vem 4 ou mais copias de cada foto…ja viu né..o trabalhão para deletar é pior do que se tivesse baixado uma por uma…que saco !!!

    e aquele item de escolher a foto para a apresentação do album ONDE FOI PARAR !!!!

  6. quero poder entrar no meu album por-favor faça algo para me ajudar nao consigo entrar mais em minhas fotos so porque fui curiosa que entrar novamente no album,ontem depois que eu comentei aqui voltou mas agora nao quer entrar novamente socorooooooooooooooooooooooooooooooo

  7. É isso aí gente… Firefox neles.
    Achei uma incoerencia o orkut criar uma ferramenta que só funciona no IEca rs.
    Pior que upload multiplo é uma coisa ótima e então alguns usuários acabam fazendo como eu:
    Nevegando no FF e quando precisa fazer upload loga no IEca, faz o tal do upload e volta para o amado Firefox.♥

  8. É nêgo, é o povo do ruindows e internet dominando o orkut… e até no quesito: “oh, por favor senhor Bill, torne meu pc vulnerável a ataques!”

  9. Por favor, alguem fale a respeito disso!

    Não tem como eu desisntala-lo do PC não?

    🙁

  10. Não consigo mais adicionar ou ver minhas próprias fotos após a instalação do novo programa liberado pelo Orkut!!! Gostaria de saber q providencias poderias ser tomadas em relação a isso ???

  11. Po.. deixa eu ver se entendi …
    Esse povo ai em cima,, tá dizendo.. que instalou lá.. o bagulho… E agora,.. não tão conseguindo,, mexer no albúm ?? WTF ??
    Sei lá.. graças ao Pai…. sou imune também.. ao ”ActiveXculacho” ..kkk
    E além disso, tem tempo que não subo fotos..

    Que bah. Um domínio do Google… utilizando recursos do IEca ???????
    Mas ai.. Será que o tal .. programinha ….não passa de uma ”’pegadinha do malandro”’ !!!! Vai ver que é !!! ihihhi ^ ^

  12. oi gente preciso que vcs me socorre!! instalei essa porqueira no meu pc e nao consigo desintalar o que faço em!! me ajude por favor ..

  13. Duas coisas que quero dizer:

    1) Para tirar o tal activeX instalado prlo Orkut, há algumas instruções aqui que devem ajudar: http://urltea.com/2qas

    Não vou dar detalhe nenhum porque este é um blog sobre FIREFOX e as instruções não têm nada a ver com o tema. Apenas sigam o link.

    2) A partir de hoje, quaisquer comentários sem noção, ou que não acrescentem nada à discussão E forem escritos usando o Internet Explorer serão apagados, sem pena.

  14. O Google confia mas eu nao confio nao hahaha

    o IE aqui nao tem senha nenhuma minha gravada de forums/blogs/etc, mesmo que eu caisse em “tentação” nao ia dar certo 😀

    Loira

  15. Pingback: Dica de site da semana: Firefox Neles! Acessibilidade na internet « Comunidade Pesbrasil

  16. Não consigo mudar nenhuma foto no orkut.Já uma semana que venho tentanto,será que tenho que chamar um técnico.
    Brincadeira instalei achando que era bom mas pelo visto só tem me dado problemas.
    Queria atualizar as fotos da minha filha .
    Abraços!

  17. Eu instalei esse programa de upload de fotos agora no pc que eu fiz isso ninguem mais abre o album de fotos nem pode carregar novas fotos……
    Preciso de uma solução….
    meu pc tá bixado….

  18. Eu tinha a nova versão da IE, pois a antiga não conseguia postar ou alterar as minhas fotos do orkut, e a nova tbm. Por isso eu pensei em instalar o firefox, e tbm não consegui nada! Vamos pedir aos mentores do Orkut beta que, façam algo aos usuários do firefox!
    Tchal!

  19. Olá !
    Hum, O Firefox tamb. tenho encontrado ploblema nele p/ usar o Orkut… o Ulplod de imagens p/ a pagina de recado de amigos … está sempre dizendo a mesmo do explore … este arquivo é invalido ou muito grande… mais verifico o arquivo e está tudo ok…
    Pq/ estou recebendo este aviso e ñ consigo enviar ???

    desde já grata !!

Os comentários estão fechados.