Site detonado de hoje: Passaredo

27) http://www.voepassaredo.com.br/

Acho ótimo existir concorrência no transporte aéreo brasileiro, mas o site da Passaredo Transportes Aéreos tem um probleminha, basta acessá-lo com o Firefox e temos isto:

É exatamente o mesmo problema que acontecia com o site antigo da OceanAir (que já foi consertado). O texto da janela inclusive é o mesmo. De resto o site funciona normalmente, até onde eu vi. Isso parece ser uma tendência, pois nos casos da Receita Federal e do Mixme acontece a mesma coisa: uma janela Alert que pede o uso do Internet Exploder, mas o site funciona normalmente (ou quase) no Firefox. Janela de “erro” patrocinada pela Microsoft?

Site detonado de hoje: Vivo Online

26) http://www.vivo.com.br/

O site da operadora Vivo tem uma seção chamada Vivo Online, onde o usuário tem serviços como consultas, emissão de segunda via de conta, alteração de endereço e muitos outros.

Aparece no site um pequeno formulário com o DDD, número do aparelho e senha. Apenas esses campos. Mas resolveram complicar e colocar um botão de entrar em Javascript que não é clicável no Firefox.

Vivo Online

Pois bem, o Ricardo Jurczyk Pinheiro, do blog Estúdio da Introspecção, não se conformou e entrou em contato com a Vivo. Resumo da comunicação entre usuário e empresa:

Enviada em: 11/03/2008 22:21:30
Assunto: vivo_online
(…)
assunto = Site não funciona no Firefox
pos_reincidencia = sim
area_canal = lojas_vivo
estado = RJ

pos_comentarios = O site não funciona direito com navegadores que não sejam o Internet Explorer. Eu uso Linux e Firefox como navegador, e desde SEMPRE eu não consigo fazer uso do Vivo Online, simplesmente porque o link não é e nunca foi clicável. Como muitos clientes, quero que o site seja acessível para mim, mas desse jeito não dá. Solicito então que façam a devida adequação ao padrão W3C, já que o IE não os segue, e o Firefox, sim.

Obrigado, Ricardo.

A resposta:

Prezado Sr. Ricardo,

Boa Tarde!

Ao final deste atendimento, por favor, atribua uma nota para aprimorar os serviços do Fale Conosco constantemente.

Recebemos o seu e-mail e com base em seu questionamento, informamos que com base em seu questionamento, informamos que o navegador padrão para o acesso ao site da Vivo é o Internet Explorer.

Colocamo-nos à disposição para qualquer eventualidade, por mais esse canal de atendimento, que a Vivo disponibiliza aos seus clientes, onde nos comprometemos a solucionar futuras eventualidades, de maneira rápida e objetiva. Contamos com a sua participação para avaliar o atendimento que acabou de receber de um dos analistas do Fale Conosco. Por favor, cole o endereço em seu navegador internet: http://www.vivo.com.br/pesquisa e utilizando uma escala de 0 a 10, onde 0 quer dizer totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito, dê a nota correspondente ao seu grau de satisfação ao atendimento recebido.

Atenciosamente,

Daiane Salles
Equipe Fale Conosco
www.vivo.com.br

A Vivo merece nota zero, é óbvio.

Para quem ainda não sabe, Javascript também é um padrão Web, como lembrado pelo Ricardo na sua reclamação.

(fonte: Estúdio da Introspecção)

Site detonado de hoje: Receita Federal (consulta ao recibo)

25) http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/EmissaoRecibo/consulta.asp

Uma das novidades da declaração do Imposto de Renda para 2008 é a obrigatoriedade do recibo da declaração de 2007. Depois de muita chiadeira, a Receita Federal aceitou colocar em seu site uma forma de consultar o recibo.

O problema é quando o contribuinte usa o Firefox e tenta consultar seu recibo:

Receita Federal

(fonte: Notícias Linux)

Começam os testes do Firefox 4

Nem foi lançada a versão definitiva do Firefox 3 e a Mozilla Foundation já está aprontando. Já está disponível a primeira versão Alpha, ou seja, de testes, do Firefox 4 – a próxima geração do nosso navegador preferido.

Sua interface atual é praticamente a mesma do Firefox 3, mas o coração é diferente: a engine HTML é Gecko 2.0, também conhecida como “Mozilla 2”. A engine foi quase toda reescrita e não lembra quase nada a engine Gecko original, liberada como open source pela Netscape em 1998.

As versões atuais e anteriores do Firefox usam diferentes versões da Gecko:

– Firefox 1.0: Gecko 1.7
– Firefox 1.5: Gecko 1.8
– Firefox 2.x: Gecko 1.8.1
– Firefox 3.0: Gecko 1.9

Aqui tem um link para download, mas lembre-se de que o Alpha 1 ainda é uma versão apenas para testes de desenvolvedores, e muitas extensões não vão funcionar nele.

Firefox 3, beta 4

Já está disponível a nova versão do Firefox 3. Algumas das melhorias em relação à beta 3 incluem:

– Mudança no zoom, que pode ser da página toda ou só do texto, como é no Firefox 2;

– Interface mais integrada ao sistema operacional no Windows Vista, MacOS e Linux;

– Barra de endereço que utiliza um algoritmo chamado de “frecência”, baseado nos sites acessados mais recentemente e com maior freqüência; a busca por sites via barra de endereço fica assim mais adequada aos hábitos de navegação do usuário;

– Gerenciador de downloads revisado.

Mas o grande pulo do gato do Beta 4 é a velocidade. O Javascript e o consumo de memória foram melhorados, fazendo do Beta 4 um navegador rapidíssimo, em todos os testes de JS. Sites como o Gmail e o Netvibes carregam muito mais rápido.

SunSpider Test
(teste de Javascript – fontes: Ed Burnette e Mozilla Links)

Veja aqui as notas desta versão (em inglês), com link para o download, que está disponível inclusive em português do Brasil.

E veja também um post do blog de Pavlov, um desenvolvedor do Firefox, explicando (em inglês) algumas melhorias no consumo de memória do FF3.