Site detonado de hoje: Orkut (álbuns de fotos)

Download Day 2008

24) http://www.orkut.com/AlbumList.aspx?

É isso mesmo que o título está dizendo! O site detonado de hoje é o maior fenômeno da internet brasileira.

O Orkut agora tem uma nova opção para agilizar o upload de fotos para os álbuns dos usuários, porém está restrita a quem usa o Internet Explorer.

A razão é uma tecnologia da Microsoft chamada “ActiveX”, que não é apenas incompatível com o Firefox (e com sistemas operacionais diferentes do Windows, como Linux e Mac), mas pode ser usada com propósitos maléficos.

Vejamos o que escreveram no “Blog oficial do Orkut“, naquela linguagem “stay beautiful” deles:

Carregue mais fotos com maior rapidez!
Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2008 10:21

Postado por Abhishek Surana, Engenheiro de Software

Voltou das férias? Foi a uma festa? Pulou carnaval? Com certeza você tem um monte de fotos para compartilhar com seus amigos do orkut. Bom, estamos felizes por te informar que facilitamos ainda mais o compartilhamento dessas fotos com seus amigos do orkut. Aumentamos o limite de fotos para que você possa compartilhar até 1.000 fotos e agilizamos o upload para os usuários do Internet Explorer.

Se você estiver no orkut com o Internet Explorer, clique no link “Novidade! Carregue várias fotos” em sua página de álbuns. Isto te levará a uma página de instruções para instalar o aplicativo necessário para carregar várias fotos de uma única vez.

Quando você tiver concluído a instalação, basta clicar em “adicionar fotos” e selecionar várias fotos de uma vez para carregá-las no álbum selecionado. Você pode remover as fotos seletivamente se não gostar delas, já que você pode ver as imagens em miniatura antes que sejam instaladas. Pronto? Basta clicar em “carregar fotos” para concluir a tarefa.

Agora não há necessidade de escolher um número pequeno de fotos para carregar no orkut. Basta criar um álbum e carregar todas as fotos de seu evento de uma só vez!

Entrando em um álbum, não aparece nenhum link quando se usa o Firefox.

Mas no IE, aparece o link que leva a uma página de instalação:

Há tempos eu defendo que a tecnologia ActiveX deveria ser simplesmente ELIMINADA da internet. A razão não é apenas a incompatibilidade com o Firefox ou com os sistemas operacionais não-Windows, mas a possibilidade de uso dessa tecnologia para fins maliciosos. Imagine um link que leve a uma página de upload de fotos falsa, pedindo a instalação de um arquivo ActiveX para agilizar o upload, que na verdade é o instalador de um cavalo de Tróia.

Atualização: o upload de fotos foi modificado e funciona no Firefox.

Firefox 3, Beta 1

A Mozilla Foundation liberou ontem o primeiro beta do Firefox 3.0. Essa não é mais uma versão alpha, mas ainda é uma versão de testes, não recomendada para uso diário.

Algumas mudanças desta versão:

– Engine Gecko 1.9, que é o coração do Firefox. O Gecko 1.9 melhora muito a performance, estabilidade, suporte aos padrões da Web e simplificação de código.
– Melhorias na segurança: verificação da identificação e segurança de sites, proteção contra malware, integração do gerenciador de downloads com anti-vírus e verificação de versões inseguras de plugins.
– Facilidade de uso: gerenciamento de senhas, instalação simplificada de add-ons, gerenciador de downloads revisado com possibilidade de retomada de downloads (adeus GetRight, Go!Zilla e similares), zoom completo de páginas e integração com Windows Vista e MacOS.
– Personalização: botão estrela para salvar bookmarks com um clique, tags para classificar os bookmarks e uso de aplicativos web como manipuladores de protocolo (ex: um webmail pode ser usado para manipular links mailto: em vez de um programa de e-mail).
– Desenvolvimento: nova arquitetura de renderização de gráficos e fontes, controles nativos em formulários (no Linux/Gnome e MacOS X), gerenciamento de sites com perfis de cores e suporte a funcionalidade offline.
– Melhorias na confiabilidade dos dados, velocidade e uso de memória.

O download do Firefox Beta (ainda não existe em português do Brasil por enquanto) está disponível nos links abaixo:

Ainda não existe previsão para lançamento da versão final, apenas a promessa de lançamento em 2008.