1.0.1

Foi lançado hoje o Firefox 1.0.1.

Trata-se de uma atualização de segurança que corrige vários bugs, especialmente aqueles que comprometem a segurança do navegador. E um quebra-galho para o problema dos nomes de domínio com caracteres “diferentes” que pode ser usado para fraudes. Por exemplo, um domínio “www.joão.com” (com til mesmo) vai aparecer na versão 1.0.1 como “www.xn--joo-nla.com”.

Notas de versão by Mozilla Foundation
Changelog não-oficial by Jesse Ruderman
página oficial do Firefox com links para download
download via BitTorrent

Site detonado de hoje: Credicard Hall

2) http://www.credicardhall.com.br/

Como no caso da Claro, o problema aqui também é JavaScript. Vejam o menu no canto superior esquerdo. No Firefox só o primeiro nível do menu aparece. Daí em diante nada mais funciona.

Como aparece no Firefox:

Como aparece no IE:

Novamente, o problema é muito simples de resolver. Basta fazer uma busca por “javascript collapsing menus” e está pronto. TODOS os exemplos que vi funcionam em TODOS os browsers.

Outro problema é com transformação do “outline” do Credicard Hall na foto da casa, que não aparece direito no Firefox.

Não sei não… Acho que o ministro-artista Gilberto Gil nunca mais vai fazer show lá…

(dica enviada pela Bani)

Site detonado de hoje: Claro

Como prometido…

1) http://www.claro.com.br/

Como ele aparece no Firefox:

Como ele aparece no browser do mal:

Esse site tem uma dropdown de opções que só funciona no IE, impossibilitando seu uso em outros browsers. Segundo a Lista Negra, é porque o site usa um JScript (o JavaScript da M$, com funções incompatíveis com o JavaScript padrão). A mesma funcionalidade pode ser conseguida em Javascript como mostrado aqui. É portanto algo muito fácil de responder, viu webmaster da Claro?

(podem mandar suas sugestões de sites a serem detonados…)

Orkut Toolbar para Firefox

Saiu a versão 0.2 da Orkut Toolbar. Essa extensão auxilia na hora de formatar os textos de seus posts nas comunidades, e confirma o óbvio: só com o Firefox você pode usufruir melhor do Orkut.

Novidades nesta versão:

* Adicionados links para Home, Amigos, Mensagens e Comunidades no menu principal. (Sugerido por Pablo Cardellino)

* Adicionado suporte para acentos no idioma pt-BR.

* Adicionado um botão para Ocultar a barra e outro na barra de status para exibí-la novamente.

* Corrigido um pequeno problema na tela “Sobre”. (Reportado por Pablo Cardellino)

* O código foi totalmente rescrito. Aplicadas indentações, esquema de nomenclaturas, renomeados os objetos e ícones para nomes mais intuitivos e simplificado bastante o código.

Para conhecer melhor essa extensão e rodá-la no seu Firefox, entre aqui.

Para futuros comentários, sugestões, bug reports, entre no Orkut e neste tópico da comunidade Firefox Brasil.

Começa amanhã…

Antes de mais nada, uma explicação sobre o nome do blog. Por que “Firefox Neles”?

O Mozilla Firefox é o browser de maior compatibilidade com as especificações da W3C (World Wide Web Consortion), responsável pelo desenvolvimento de interoperabilidade de tecnologias (especificações, software e ferramentas) para organizar a Web em seu pleno potencial. A W3C é um fórum para informação, comércio, comunicação e conhecimento coletivo. É ela que define o padrão do HTML, que está evoluindo para XHTML.

Acontece que a Micro$oft, ao dominar quase que totalmente o mercado de navegação Web (o que está começando a mudar), incluindo um browser integrado ao seu sistema operacional, criou padrões próprios de organização da Web. E assim foram construídas, durante anos, páginas que só funcionam direito com a Java Machine da Microsoft, o CSS da Microsoft, o ActiveX e o JScript (o JavaScript deles).

O resultado: por desconhecimento, ou incompetência, os webmasters e webdesigners criam páginas incompatíveis com os padrões W3C. Alguns sites chegam a bloquear o acesso com outros browsers que não o IE, com esse pensamento: “O Internet Explorer é usado por aproximadamente 90% dos internautas, não permitir o acesso a apenas 10% de usuários não prejudica um site em nada.”

Ora, quem deve escolher qual navegador usar é o USUÁRIO e não o desenvolvedor de um site. Assim, a missão deste blog é a purificação: malhar e malhar mesmo os sites que não funcionam direito com o Firefox.

Amanhã vai ser detonado o primeiro site. Já adianto que é o de uma empresa de telecomunicações.

Yahoo Toolbar para Firefox

Saiu a barra de ferramentas do Yahoo para Firefox. Na Folha Online encontramos o seguinte:

Entre os recursos, o usuário tem acesso ao “search this site”, que faz buscas somente na página onde ele navega. O internauta também pode receber um aviso toda vez que receber e-mails no webmail do Yahoo!.

A lista de sites favoritos acompanha o usuário em diferentes computadores –em casa e no trabalho, por exemplo– e será mantida, mesmo com a troca de navegadores.

Fazem parte das facilidades o tradutor “Translate this page”, já conhecido de muitos internautas. Eles também podem, com um único clique, adicionar páginas ao RSS –ferramenta que atualiza automaticamente o recebimento de notícias de sites selecionados.

Apesar de estar escrito no site que a extensão é apenas “for Windows”, parece que é possível instalar a barra também no Linux e no Mac.

Yahoo Toolbar For Firefox