Firefox 1.0.2

Saiu agora há pouco o Firefox 1.0.2.

Pra ver como a Mozilla Foundation se preocupa com a segurança de seu produto… Repararam que houve um pequeno atraso entre a versão Release Candidate e a Final? É porque foi necessário corrigir algumas vulnerabilidades, inclusive uma referente à manipulação de imagens GIF que pode causar execução de código na máquina do usuário.

Notas da versão
Bug no Firefox (via Info Online)
Download do Firefox (a versão em português também foi atualizada)

Doctypes e Browsers Modes

Saiu há pouco no site Tableless um artigo interessante sobre Doctypes e Browsers Modes. Como os navegadores calculam as medidas do CSS e os erros em alguns casos.

É engraçado ver que até entre as versões Mac e Windows do IE existem diferenças gritantes. Todas as referências ao Mozilla também se aplicam ao Firefox.

Isso pode ajudar os webmasters sérios a resolver problemas de visualização em diferentes navegadores.

Explicando a incompatibilidade

Saiu no Globo Informática Etc. de hoje uma reportagem da competente Elis Monteiro sobre os sites com design “exclusivo” para o IE e que apresentam problemas nos browsers alternativos – “Sob o domínio do IE”.

Um especialista em usabilidade faz uma ótima analogia entre os padrões da W3C e os padrões de encaixe de tubos, conexões e torneiras usados pelos fabricantes de material hidráulico.

Poucas ressalvas a fazer: em primeiro lugar, a Elis confundiu plugins com extensões do Firefox, que são conceitos parecidos mas distintos. Hummm…

Em seguida, o especialista fala em “miopia” dos desenvolvedores de sites. Não é só miopia, em alguns casos que veremos aqui é preguiça e burrice mesmo.

Na versão impressa do jornal aparecem dois exemplos de sites que têm problemas no FF e só aparecem direito no browser do mal. Um é o da Claro (já citado aqui), com seu problema de javascript. Só que o outro é o da WebMotors, cujo único problema é de visualização do form de busca por carros à venda no lado esquerdo da tela; ele aparece desposicionado no Firefox mas funciona perfeitamente. Esse não é o caso de crucificar o site aqui.