A resposta da OceanAir

A detonação do site da OceanAir, na semana passada, caiu na boca do povo esta semana, com uma matéria no BR-Linux.org.

Vários leitores caíram em cima e mandaram mensagens para a empresa. Um verdadeiro oceano de reclamações. Um destes indignados foi o Gabriel Resende Camargo, que não apenas escreveu mas obteve resposta. Assim escreveu o leitor:

Estou muito chateado com a falta de compatibilidade do site com o navegador firefox, tenho difilculdades para acessar algumas paginas, não uso Internet Explorer por falta de segurança, por favor, ta na hora de deixar o site compativel com outros navegadores

Aqui está a resposta da OceanAir:

Prezado Senhor
Gabriel Camargo,

É com prazer que respondemos sua mensagem!

Atualmente procuramos garantir a compatibilidade com o Internet Explorer por ele ser o navegador padrão do mercado, com um índice superior a 90% no coorporativo e acima de 80% no residêncial. Além disso também está consolidado como padrão a diversos anos no mercado.

O nosso aplicativo é utilizado de forma global e, existem no mundo, dezenas de outros navegadores utilizados e muitos deles possuem vantagens importantes sobre o IE e ainda muitos por serem compatíveis com o padrão do IE não enfrentam problemas acessando nosso site e infelizmente alguns enfrentam. O tamanho do nosso aplicativo é outro complicador, ele é enorme e uma equipe que necessitasse homologar o software para apenas um navegador demoraria meses e o custo torna isso inviável para a empresa.

Com certeza observamos o mercado e procuramos acompanhar as tendências, mas no mundo coorporativo isso tem que ser feito com muita cautela e estudo. Agradecemos pelo seu contato e informamos que estamos encaminhando a sua sugestão para o nosso Setor de Informática.

Contamos com a sua compreensão e estamos à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.

Eles dizem que sairia caro demais adaptar o site. E que “o padrão é o IE”. Dá pra acreditar?

Site detonado de hoje: Top Therm

12) http://www.toptherm.com.br/

O problema é bem simples, mas grave. O menu desse site, no Firefox, fica desalinhado (no IE fica certinho, alinhado com a primeira linha do texto “TOP THERM”), não tem hover (isto é, não muda de cor ao passar em cima com o cursor) e não funciona. Não é possível ver os produtos nem as fantásticas receitas especiais.

É um problema simples de se resolver. Basta uma dose de boa vontade, conhecimento dos padrões W3C e um menu em 100% puro CSS.

O Boneco

Já está disponível a primeira versão Alpha do Firefox 2.0. Ela ganhou o codinome “Bon Echo” (a pronúncia é “boneco” mesmo!) e traz algumas mudanças em relação ao Firefox que conhecemos:

– mudanças no comportamento da navegação por abas
– a interface Places, que muda o gerenciamento dos bookmarks e do histórico;
– novo formato dos plugins de busca
– atualização do sistema de extensões, para aumentar a segurança e facilitar a localização (tradução) das extensões
– corretor ortográfico online

Para quem quiser testar, apenas para quem quiser testar e não usá-lo para a navegação do dia-a-dia, esse é o link.

O bug que acabou com o noivado

Essa história é curiosa.

Uma usuária do Firefox culpa um bug pelo fim de seu noivado, depois de 5 anos de relacionamento. O noivo da dita usuária usava secretamente o computador dela para acessar sites de namoro na internet, semelhantes ao Par Perfeito aqui no Brasil. Ele usou a opção do Firefox de não lembrar as senhas desses sites. Certo dia, desinstalou o navegador.

Mas ela reinstalou o Firefox mais tarde. Certa vez, o navegador perguntou se ela desejava salvar uma senha para um site e ela disse não. Mais tarde ela mudou de idéia e verificou a lista de sites no gerenciador de senhas. Estavam lá vários sites que ela nunca visitou nem sequer sonhou visitar. Aí o excremento atingiu o ventilador.

(via Jesse Ruderman)

Outro site detonado de hoje: OceanAir

11) http://www.oceanair.com.br/

A OceanAir tem tido um crescimento bastante rápido nos últimos tempos, operando aviões MK28, nova versão dos célebres Fokker 100. Insatisfeito com a BRA, vou tentar comprar uma passagem desta companhia, desta vez do Rio para Salvador.

Abrindo o site com o Firefox, sou brindado com esta janela Alert onde até o nome do navegador do mal é escrito errado:

Entrem na página de login porque lá tem um link, onde a OceanAir finalmente revela porque recomenda o uso do Internet Explorer.

Mas voltemos à página principal. No lado esquerdo tem os campos para pesquisa de vôos – e com um botão de calendário do lado das datas, que aqui funciona ao contrário do site da BRA. Mais ou menos, o flash que mostra o avião MK28 fica por cima, inexplicavelmente. Digito a data que eu quero e encontro um vôo para aquele dia. Agora ele pede para clicar no botão continuar. Cadê o botão?

Como aparece no Firefox:

No IE, aparece o botão Continuar e o custo total do vôo:

Conclusão: preço baixo é muito bom mas não é tudo. Recomendo procurar as promoções das líderes TAM e Gol, se bem que o site da Gol também não é lá essas coisas, principalmente se o usuário de Firefox quer imprimir alguma coisa do site.

Site detonado de hoje: BRA

10) http://www.voebra.com.br/

Hoje o dia é dedicado às companhias aéreas. Escolhi dois sites de companhias emergentes que não funcionam no Firefox.

Primeiro a BRA. Eu tento comprar uma viagem de ida do Rio para São Paulo, podendo escolher entre os aeroportos de CGHSp(Congonhas) e GRUSp(Guarulhos) (a lista dropdown mostra as opções assim mesmo, você vai ver que em outro navegador não é bem assim). Escolho a data de 31/03/2006, clico em Pesquisar e… uma janela de erro: “Data da ida é menor que data de hoje”. E o último número da data foi “comido”!

Agora tente abrir no Internet Explorer. Isso mesmo! Tente comprar a mesma passagem RJ-SP. O nome dos destinos aparece diferente, aparece até um botão de calendário do lado das datas e o último algarismo da data não é comido. A pesquisa de vôos funciona, infelizmente, só no IE.

O site antigo da BRA era muito feio, mas funcionava bem no Firefox. Lamentável.

Como o site aparece no Firefox:

Como aparece no IE:

Swiftfox: Firefox otimizado para AMD

Esse post vai para quem tem máquina com processador AMD: Athlon, Duron, Sempron, etc.

Se você tem um computador AMD e está achando o Firefox um tanto lento, conheça o Swiftfox. Trata-se de uma versão do Firefox otimizada para esse processador. O arquivo, um tar.bz2 de 7,6 MB, já vem pré-compilado. Basta descompactá-lo, entrar no novo diretório e digitar ” ./firefox”. Sim, não só ele tem a cara do navegador, como inclusive carrega toda a configuração de seu firefox atual. Usando o swiftfox, você ganha em velocidade sem se dar conta de estar usando o velho e bom firefox. (via BR-Linux)