A casa nova do Firefox Neles

A partir de hoje o blog funciona em um novo endereço, sob a batuta do WordPress, um excelente gerenciador de blogs de código aberto.

Não há nada mais natural do que escrever sobre o Firefox, que é um software livre, usando um ambiente como esse. Ao contrário de um certo “militante do software livre”, que até já deu entrevista na televisão, que continua com seu bloguinho no Blogspot. Por que não mostrar alguma coerência de vez em quando?

Este é um subdomínio do nababu.org, que vem a ser o meu blog/site pessoal. Agora fica tudo bem organizado: a lista negra, os arquivos e as categorias. A busca é muito fácil.

Vocês continuarão a ter notícias sobre o FF e os sites que precisam melhorar. Firefox Neles!

Mais do que um navegador

Vocês sempre pensaram que o Firefox pode ser usado só como navegador? Pode sim, mas pode ser mais do que isso.

Graças às extensões, o Firefox pode ser jogo: paciência, Asteroids, Frogger, Pac-Man e muitos outros. Pode ser conversor de medidas, calculadora, protetor de tela e até emitir alertas em regiões geologicamente instáveis.

No site Mashable estão listadas 19 maneiras alternativas de usar o Firefox. Existem muito mais, basta imaginar.

Site detonado de hoje: Companhia Energética de Minas Gerais

19) http://www.cemig.com.br/ / http://agenciavirtual.cemig.com.br/inicial/

Depois de muitas luas, mais um site para ser criticado aqui.

Escreve o Wanderson, leitor do Notícias Linux:

Desde da última mudança do site na cemig, não estou conseguindo tirar segunda via de conta e outros serviços no site http://www.cemig.com.br. Informo que utilizo sistema operacional gnu/linux e browse firefox. Antes de tais mudanças sempre executei os serviços normalmente. Quando tento tirar segunda via de conta, por exemplo, aparece uma tela informando que devo utilizar navegador internet explores (MS) ou netscape.

Isso contraria a opção do Governo Federal de apoio ao software livre e também a constituição onde o Estado não pode gerar ônus para o cidadão na prestação de serviços pois teria que comprar uma licença do windows para ter acesso aos serviços.

Novamente afirmo, que antes das ultimas mudanças no site, eu acessava os serviços normalmente.

Aguardo uma resposta uma vez que estão sendo vendidos milhares de computadores do programa PC para Todos.
Teremos que comprar em separado uma licença para o windows?

Resposta:
From: RC/RC – Fale com a CEMIG
Date: 24/08/2007 08:03
Subject: ENC: Segunda via de conta
To: wanclerioarrobagmailcom

Senhor Wanderson,

A gerência responsável nos enviou a seguinte resposta:

O projeto Agência Virtual, implementado no site da Cemig em fevereiro de 2007, teve como objetivo proporcionar aos clientes da empresa a execução de serviços e a obtenção de informações, de maneira ágil, fácil e cômoda. A idéia é a de oferecer um canal on-line que permita ao cliente interação em tempo real.

Em relação ao seu contato, no qual o Sr. sugere que o portal Agência Virtual seja configurado para o padrão do navegador Mozilla FireFox, esclarecemos que, quando do desenho e desenvolvimento do portal em referência foi necessário tomarmos uma decisão a respeito do padrão do navegador a ser implementado. Devido ao fato de que o navegador mais utilizado é o Internet Explorer, e que, infelizmente, a solução técnica para adotar-se dois padrões mostrou-se extremamente complexa e poderia demandar a coexistência de dois portais distintos, optamos por construir o portal nos padrões do Internet Explorer.

Cordialmente,

José Barbosa
Fale com a CEMIG
E-mail: atendimento[@]cemig.com.br

Mais um caso de webmaster burro que acha muito complexo fazer um site nos padrões web (padrões do W3C), que possa ser acessado por todos os navegadores. O tempo de se fazer um site para Netscape, um para IE 4 e um para IE 5 já passou faz tempo.

(fonte: Notícias Linux)

Atualização (10/out): site consertado!

42 razões

A Padoca Virtual lista 42(*) extensões para o Firefox, muitas delas excelentes.

(*) Embora existam 43 extensões na lista, a última vai contra a filosofia deste blog, que é a de que todos os sites devem funcionar com o Firefox, sem que o usuário do navegador tenha que apelar para algum artifício adicional, como a extensão citada.

Guerra de navegadores no site da Info

Estatística dos acessos ao site da Info Online, da Editora Abril, em julho:

Internet Explorer – 74,52%
Firefox – 23,44%
Opera – 1,17%
Os outros – < 1% O IE perde terreno mas mantém a liderança, o Firefox aumenta sua fatia aos poucos (especialmente nas áreas de RSS, blogs e podcasts), sem qualquer blitzkrieg. Um ano atrás, no total do site, a situação era a seguinte: IE – 79,99%
Firefox – 17,81%
Opera – 1,08%

Fonte: Blog da Sandra Carvalho