Usuários de IE6 e 7 têm QI baixo

Uma curiosa pesquisa foi publicada hoje pela empresa canadense AptiQuant, comparando o uso de navegadores e o QI (Quociente de Inteligência) de seus usuários. Segundo ela, os usuários de Internet Explorer nas versões 6 e 7, as mais antigas e ruins, têm QI pouco superior a 80. Já quem usa IE 8 e 9, versões mais modernas do navegador da Microsoft, tem QI um pouquinho melhor, cerca de 90.

“As pessoas classificadas na parte mais baixa da escala de QI tendem a resistir a mudar/atualizar seus navegadores”, diz a pesquisa.

Os usuários do Firefox e dos demais navegadores têm QI acima de 100, sendo os de melhores resultados os usuários do Opera e do Camino (navegador alternativo para Mac que usa o renderizador Gecko da Mozilla, o mesmo do Firefox).

Fonte: Mashable

Adivinhe o resultado final do Download Day

O blog da tradução brasileira do Firefox está realizando uma enquete, ou bolão, como queiram. A idéia é saber se alguém conseguiria acertar o número de downloads do Firefox 3 durante o Download Day.

Entre no blog e dê o seu palpite. Se você for a pessoa que chegar mais perto do número de downloads anunciado pela Mozilla vai ganhar uma camiseta e uma mochila com o logo oficial do Firefox.

Prêmios

Haverá apenas um ganhador. Em caso de empate, ganhará quem participou primeiro.

Dica: segundo o FAQ do Download Day, o Firefox 2 teve 1.600.000 de downloads no dia do lançamento.

E já que o assunto é Download Day, o grande dia será… 17 de junho, terça-feira próxima. Vamos colaborar com a mobilização de tornar o Firefox 3 o software com o maior número de downloads já obtidos em um único dia.

Download Day 2008

Firefox em busca de um recorde

Download Day 2008

A Mozilla Foundation lancou uma proposta um pouco ousada: fazer do Firefox 3 o programa mais baixado em 24 horas após o lançamento, garantindo a presença do navegador no Guinness Book (livro dos recordes mundiais).

Eu já entrei no site do Download Day e garanti minha participação. Quem participar receberá um e-mail no dia exato do lançamento e se compromete a baixar o Firefox 3, além de pedir que outros facam o mesmo.

No mapa, o Brasil já é o terceiro país em participação (mais de 38.000 inscritos), atrás apenas de Estados Unidos e Polônia. Total de inscrições: mais de 543.000.

Ajude. Com sua ajuda, a comunidade Firefox vai entrar para a história.

Começam os testes do Firefox 4

Nem foi lançada a versão definitiva do Firefox 3 e a Mozilla Foundation já está aprontando. Já está disponível a primeira versão Alpha, ou seja, de testes, do Firefox 4 – a próxima geração do nosso navegador preferido.

Sua interface atual é praticamente a mesma do Firefox 3, mas o coração é diferente: a engine HTML é Gecko 2.0, também conhecida como “Mozilla 2”. A engine foi quase toda reescrita e não lembra quase nada a engine Gecko original, liberada como open source pela Netscape em 1998.

As versões atuais e anteriores do Firefox usam diferentes versões da Gecko:

– Firefox 1.0: Gecko 1.7
– Firefox 1.5: Gecko 1.8
– Firefox 2.x: Gecko 1.8.1
– Firefox 3.0: Gecko 1.9

Aqui tem um link para download, mas lembre-se de que o Alpha 1 ainda é uma versão apenas para testes de desenvolvedores, e muitas extensões não vão funcionar nele.

Ajude a divulgar a lista brasileira de compatibilidade

Ajude a divulgar a lista brasileira de equipamentos e serviços compatíveis com Linux

…e concorra a MP4 e MP3 players, mochilas Targus, períodos de VoIP grátis e até a ventiladores USB – além de contribuir automaticamente para doações para a Wikipedia e o WordPress! O BR-Linux coletou mais de 12.000 registros de compatibilidade de equipamentos e serviços (webcams, scanners, notebooks, …) na sua Pesquisa Nacional de Compatibilidade 2007, e agora convida a comunidade a ajudar a divulgar o resultado. Veja as regras da promoção no BR-Linux e ajude a divulgar – quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux à Wikipedia e ao WordPress.

A casa nova do Firefox Neles

A partir de hoje o blog funciona em um novo endereço, sob a batuta do WordPress, um excelente gerenciador de blogs de código aberto.

Não há nada mais natural do que escrever sobre o Firefox, que é um software livre, usando um ambiente como esse. Ao contrário de um certo “militante do software livre”, que até já deu entrevista na televisão, que continua com seu bloguinho no Blogspot. Por que não mostrar alguma coerência de vez em quando?

Este é um subdomínio do nababu.org, que vem a ser o meu blog/site pessoal. Agora fica tudo bem organizado: a lista negra, os arquivos e as categorias. A busca é muito fácil.

Vocês continuarão a ter notícias sobre o FF e os sites que precisam melhorar. Firefox Neles!

Guerra de navegadores no site da Info

Estatística dos acessos ao site da Info Online, da Editora Abril, em julho:

Internet Explorer – 74,52%
Firefox – 23,44%
Opera – 1,17%
Os outros – < 1% O IE perde terreno mas mantém a liderança, o Firefox aumenta sua fatia aos poucos (especialmente nas áreas de RSS, blogs e podcasts), sem qualquer blitzkrieg. Um ano atrás, no total do site, a situação era a seguinte: IE – 79,99%
Firefox – 17,81%
Opera – 1,08%

Fonte: Blog da Sandra Carvalho

Fechando as abas no Firefox 2

Não gostou das abas do Firefox 2, que coloca um botão de fechar em todas elas? É fácil mudar!

O comportamento das abas pode ser mudado facilmente, ou para voltar ao método das versões anteriores (com um único botão de fechar no canto direito da barra de abas), ou usando o método do IE7 (com botão apenas na aba ativa), ou abolindo completamente os botões de fechar.

Abra a configuração do Firefox 2 digitando about:config na barra de endereços. Procure a linha “browser.tabs.closeButtons” e dê um duplo clique. Você pode usar os seguintes valores:

0 = mostra um botão de fechar só na barra ativa (igual ao IE7)
1 = botão em todas as abas (padrão)
2 = nenhum botão de fechar
3 = botão no canto direito da barra de abas (padrão do Firefox 1.5 e anteriores)