Depois de mais de 8 milhões de downloads das versões preliminares (1.0PR, RC1 e RC2), meses de desenvolvimento e duas mudanças de nome (o projeto já se chamou Phoenix e Firebird), o Mozilla Firefox, navegador World Wide Web de código aberto, chega hoje à sua versão 1.0, um marco histórico.
Entre os recursos desse browser estão os seguintes:
– Bloqueio de pop-ups (janelinhas com anúncios irritantes)
– Proteção contra fraudes online (“scam”, “phishing”, “spoofing”)
– Navegação com abas – não é necessário abrir trocentas janelas, cada uma em um site; é só abrir uma janela com trocentas abas!
– Live Bookmarks – tenha acesso às últimas novidades dos blogs e sites de notícias, através dos links RSS
– Novas funcionalidades através de extensões
– Migração fácil dos dados do InterNerd Exploder e outros sites
– Compatibilidade total com os padrões W3C para a World Wide Web
Nos últimos tempos o Firefox vem aumentando sua participação no mercado de navegadores (junto com outros programas baseados no código da Mozilla Foundation, como o Mozilla Suite e o Netscape 7) e tirando usuários do Internet Explorer da Microsoft, pela facilidade de uso, pelo tamanho do download (menos de 5MB na versão Instalador para Windows) e principalmente pela segurança contra pop-ups, spywares, worms e outros programas do mal.
Você pode fazer download do FF 1.0 neste site alemão, já que o site da Mozilla Foundation está sobrecarregado – infelizmente não há ainda uma versão em português aqui:
http://ftp.uni-erlangen.de/pub/mozilla.org/firefox/releases/1.0/
No próximo post, vou explicar o porquê da existência deste blog.