Firefox 3, Beta 1

A Mozilla Foundation liberou ontem o primeiro beta do Firefox 3.0. Essa não é mais uma versão alpha, mas ainda é uma versão de testes, não recomendada para uso diário.

Algumas mudanças desta versão:

– Engine Gecko 1.9, que é o coração do Firefox. O Gecko 1.9 melhora muito a performance, estabilidade, suporte aos padrões da Web e simplificação de código.
– Melhorias na segurança: verificação da identificação e segurança de sites, proteção contra malware, integração do gerenciador de downloads com anti-vírus e verificação de versões inseguras de plugins.
– Facilidade de uso: gerenciamento de senhas, instalação simplificada de add-ons, gerenciador de downloads revisado com possibilidade de retomada de downloads (adeus GetRight, Go!Zilla e similares), zoom completo de páginas e integração com Windows Vista e MacOS.
– Personalização: botão estrela para salvar bookmarks com um clique, tags para classificar os bookmarks e uso de aplicativos web como manipuladores de protocolo (ex: um webmail pode ser usado para manipular links mailto: em vez de um programa de e-mail).
– Desenvolvimento: nova arquitetura de renderização de gráficos e fontes, controles nativos em formulários (no Linux/Gnome e MacOS X), gerenciamento de sites com perfis de cores e suporte a funcionalidade offline.
– Melhorias na confiabilidade dos dados, velocidade e uso de memória.

O download do Firefox Beta (ainda não existe em português do Brasil por enquanto) está disponível nos links abaixo:

Ainda não existe previsão para lançamento da versão final, apenas a promessa de lançamento em 2008.

Site detonado de hoje: Companhia Energética de Minas Gerais

19) http://www.cemig.com.br/ / http://agenciavirtual.cemig.com.br/inicial/

Depois de muitas luas, mais um site para ser criticado aqui.

Escreve o Wanderson, leitor do Notícias Linux:

Desde da última mudança do site na cemig, não estou conseguindo tirar segunda via de conta e outros serviços no site http://www.cemig.com.br. Informo que utilizo sistema operacional gnu/linux e browse firefox. Antes de tais mudanças sempre executei os serviços normalmente. Quando tento tirar segunda via de conta, por exemplo, aparece uma tela informando que devo utilizar navegador internet explores (MS) ou netscape.

Isso contraria a opção do Governo Federal de apoio ao software livre e também a constituição onde o Estado não pode gerar ônus para o cidadão na prestação de serviços pois teria que comprar uma licença do windows para ter acesso aos serviços.

Novamente afirmo, que antes das ultimas mudanças no site, eu acessava os serviços normalmente.

Aguardo uma resposta uma vez que estão sendo vendidos milhares de computadores do programa PC para Todos.
Teremos que comprar em separado uma licença para o windows?

Resposta:
From: RC/RC – Fale com a CEMIG
Date: 24/08/2007 08:03
Subject: ENC: Segunda via de conta
To: wanclerioarrobagmailcom

Senhor Wanderson,

A gerência responsável nos enviou a seguinte resposta:

O projeto Agência Virtual, implementado no site da Cemig em fevereiro de 2007, teve como objetivo proporcionar aos clientes da empresa a execução de serviços e a obtenção de informações, de maneira ágil, fácil e cômoda. A idéia é a de oferecer um canal on-line que permita ao cliente interação em tempo real.

Em relação ao seu contato, no qual o Sr. sugere que o portal Agência Virtual seja configurado para o padrão do navegador Mozilla FireFox, esclarecemos que, quando do desenho e desenvolvimento do portal em referência foi necessário tomarmos uma decisão a respeito do padrão do navegador a ser implementado. Devido ao fato de que o navegador mais utilizado é o Internet Explorer, e que, infelizmente, a solução técnica para adotar-se dois padrões mostrou-se extremamente complexa e poderia demandar a coexistência de dois portais distintos, optamos por construir o portal nos padrões do Internet Explorer.

Cordialmente,

José Barbosa
Fale com a CEMIG
E-mail: atendimento[@]cemig.com.br

Mais um caso de webmaster burro que acha muito complexo fazer um site nos padrões web (padrões do W3C), que possa ser acessado por todos os navegadores. O tempo de se fazer um site para Netscape, um para IE 4 e um para IE 5 já passou faz tempo.

(fonte: Notícias Linux)

Atualização (10/out): site consertado!